sexta-feira, 9 de março de 2012

Ministros avaliam que obra da BR-408 está no ritmo adequado



 Depois de fazer um sobrevoo de helicóptero vistoriando a duplicação da BR-408 e reunir-se com o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e a presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, avaliaram que a obra – executado pelo Governo de Pernambuco e realizada com recursos do PAC 2 – está dentro do cronograma previsto. A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira (09). Além dos sobrevôos,os ministros participaram de reunião técnica com o governador em exercício, Guilherme Uchôa e a equipe do executivo estadual, da qual também participaram os secretários Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Alexandre Rêbelo (Planejamento).

“Vimos que grande parte do Lote 2 está pronto e deverá ser inaugurado dentro do prazo proposto, em maio próximo. Com relação ao Lote 1, iniciado em setembro de 2011, vamos trabalhar junto com o Governo do Estado e o consórcio construtor para vencer todos os gargalos que possam representar riscos para execução do cronograma, com data de conclusão prevista para o final de 2013”, explicou a ministra Miriam Belchior.




Segundo a ministra, a presidente Dilma solicitou a sua equipe que realizasse todas as gestões necessárias para que as obras do PAC 2 em todo o país, relacionadas à mobilidade, seguissem com agilidade. “Estamos realizando reuniões semelhantes a esta em outros Estados. Hoje percorreremos mais de 500 km de rodovias, englobando Pernambuco, Alagoas e Sergipe”, completou.

O ministro Paulo Sérgio Passos disse que percebeu que Pernambuco está fazendo um grande esforço para trabalhar com agilidade. E que isso pode ser percebido na estratégia de desapropriação adotada pelo governo estadual, que dará condições do consórcio construtor trabalhar dentro dos prazos estipulados. “Não há restrição de recursos por parte do Governo Federal para as obras do PAC 2 e Pernambuco está no ritmo adequado. Com este canal de diálogo estabelecido e os esforços empreendidos, será possível colocar o pé no acelerador e se for o caso até adiantar o cronograma do Lote 2 da BR-408”, enfatizou.

O secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, considerou positiva a visita dos ministros, que prometeram agilidade na liberação dos recursos do PAC 2. “Com esta atitude, amplia-se o diálogo e ganhamos mais agilidade na execução da obra”,completou.
OBRA - A duplicação da BR-408 é dividida em dois lotes. O Lote 2, iniciado e outubro de 2009, vai do Km 86,10 (entroncamento PE-05) ao km 105,8 (entroncamento BR-232), com 19,7 km de extensão. O investimento previsto neste lote é de R$ 115.485.525,36.

O Lote 1 da BR-408, com 22,1 km, que vai de Carpina até a Bicopeba, em São Lourenço da Mata, tem custo estimado em R$ 183,3 milhões. Os serviços nesta área começaram em setembro de 2011. A obra, integrante do pacote de mobilidade para a Copa de 2014, inclui a construção de uma nova pista pelo lado direito da rodovia, no sentido Carpina-Recife, e restauração da pista antiga, além de obras de artes especiais (pontes, pontilhões e viadutos) ao longo do trecho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário