terça-feira, 23 de agosto de 2011

Operação Conservação no Pajeú e no Moxotó segue normas técnicas

A Secretaria de Transportes esclarece que os serviços realizados dentro da Operação Conservação nas estradas do Pajeú e do Moxotó estão sendo desenvolvidos de acordo com as normas técnicas e dentro do padrão rodoviário.

E informa que nas áreas onde há buracos profundos é preciso fazer inicialmente a recomposição da base do solo. Para isso é necessário usar material de jazida de suporte, que está sendo confundido com barro.

Para melhor compreensão do leitor, as etapas seguidas no serviço onde há buracos profundos são as seguintes:

1. Recorte e esquadrejamento do buraco;

2. Em se tratando de um remendo profundo faz-se necessário a recomposição da base, com o material previamente homogeneizado e umedecido e, logo após, é compactado com o uso do Compactador Vibratório;

3. Após a compactação será imprimado com uso do Asfalto CM-30 para impermeabilizar e dar aderência ao revestimento asfáltico (pré-misturado a frio);

4. Após a cura do ligante o pré-misturado será lançado e adensado com a utilização do Compactador Vibratório, sendo então o trecho executado aberto ao tráfego;

A Secretaria de Transportes informa ainda que o Governo de Pernambuco está investindo R$ 40 milhões na Operação Conservação, que compreende serviços de tapa-buraco e roço em quase 90 estradas localizadas nos oito distritos rodoviários do Estado, compreendendo 2,7 mil quilômetros. E em paralelo está realizando processos licitatórios para contratação de projetos e de obras de restauração de rodovias, abrangendo também estradas localizadas no Pajeú.

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