sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DER comemora "vazamento" do Túnel Maria Irene


Fotos: Raul Buarque

Por Ana Carolina Santana

O DER deu um passo importante na obra de requalificação da PE-08, mais conhecida como Estrada da Batalha. Em meados de setembro, foi executada a junção dos dois lados de escavações do Túnel Maria Irene, tecnicamente chamado de “vazamento do túnel”. O encontro projetou um ponto central onde está sendo realizada uma contenção para proteger as paredes laterais. “O objetivo da obra é interligar o acesso do Jordão ao Canal Via Mangue, melhorando a situação do trânsito no local”, afirma o engenheiro do DER, Sílvio Vasconcelos.
A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Eryka Luna, esteve no local para fazer a vistoria dos serviços que se estendem por 300 metros do túnel, englobando os acessos. Ela também está acompanhando as etapas de desapropriação junto com a equipe de engenharia da Construtora Camargo Correa, empresa responsável pela realização das obras.

Inicialmente, o projeto da PE-08 previa no local do túnel a construção de um viaduto. Porém, após análises técnicas e a constatação de que o elevado estaria muito próximo ao aeroporto, a execução de um túnel se tornou mais apropriado às condições do local. A obra se estende por 5,09 km da rodovia, até a interseção com a BR-101, com a duplicação de trechos da duas pistas, até o Viaduto Barreto de Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário