Na solenidade de inauguração das obras da PE-60, ocorrida nesta terça-feira, 5 de junho, no Cabo de Santo Agostinho, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, anunciou que a pasta está trabalhando uma estratégia para desafogar o tráfego na rodovia. A ideia é que pelo menos 30% dos veículos que circulam diariamente pela rodovia, ou seja, aproximadamente 15 mil veículos, trafeguem por rotas alternativas. “Estamos criando opções para ampliar a mobilidade na Mata e Litoral Sul”, enfatizou.
Para isso, o Governo de Pernambuco está investindo na recuperação e na implantação e pavimentação de rodovias que façam a interligação entre a BR-101 Sul e a PE-60. Com isso, os condutores poderão trafegar na maior parte do percurso pela BR-101 Sul e acessar a PE-60 já próximos de seus destinos.
Uma das rotas alternativas será criada com a implantação e pavimentação da PE-51, que vai do entroncamento da PE-64, em Ipojuca, ao distrito de Camela, no mesmo município, no entroncamento da PE-60, à cidade de Escada, no entroncamento com a BR-101 Sul. O projeto em elaboração no DER prevê a implantação e pavimentação dos 47 km da rodovia.
A criação de rotas alternativas à PE-60 inclui também as seguintes rodovias:
PE-42 – de Ipojuca a Escada, já totalmente restaurada, com 16 km de extensão.
PE-96 – Água Preta a Palmares, com 10 km de restauração já prontos, e com licitação da obra em curso para recuperação de mais 40 km no trecho que vai do entroncamento da PE 60-Barreiros, passando pelo entroncamento da PE 070-Usina Santo André até o entroncamento PE 099-Rio Una/ Água Preta, com valor estimado da obra em R$ 23.920.239,68.
PE-64 – de Ibiratinga a Ribeirão, já está com seus 13,75 km restaurados, com investimento de R$ 10.826.572,40.
PE-73 – de Rio Formoso/Usina Cucau, que prevê a restauração dos 16 km da via. Situação: Está em processo de licitação da obra, que tem valor estimado em R$ 8.021.423,61.
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