quinta-feira, 14 de junho de 2012

Programação do evento "Quartas culturais" movimenta Biblioteca do DER

Por Tony Sandro 

Teve início no último dia 13 de junho, o “Quartas Culturais”, programação direcionada aos funcionários do DER para incentivar o uso da biblioteca do órgão na inclusão, divulgação e difusão cultural. A historiadora e pesquisadora da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Carmem Lélis, como primeira convidada, fez uma breve abordagem do tema “Ciclo Junino: O Religioso e o Profano na Cultura Popular”.
João Monteiro, um dos coordenadores da programação, iniciou o evento falando da importância da revitalização da biblioteca do DER-PE, que nos anos 70 despontava como referência nacional entre as demais das repartições do setor rodoviário. O espaço, que possui 9.700 títulos, tem 62 anos de fundação e nos últimos dez anos foi pouco frequentado e a meta da atual gestão é incentivar a presença dos funcionários e dos apreciadores de uma boa leitura.
Em seguida, Carmem Lélis disse que se sentia honrada em ser a primeira a participar desta nova programação cultural, e pela oportunidade de repassar seus conhecimentos sobre Ciclo Junino, tema que pesquisa há quase 30 anos e tem uma relação muito forte com nossas raízes culturais. Uma festa popular que envolve a tradição cristã, a simbologia do elemento fogo, tanto no período junino como no nosso cotidiano; do milho, um cereal americano que hoje faz parte da gastronomia sertaneja, entre outros aspectos e símbolos de nossos festejos juninos. A pesquisadora agradeceu a todos, elogiando as atividades desenvolvidas na biblioteca como positivas e importante para todos. 
A presidente do DER, Eryka Luna, ressaltou o apoio e as ações no sentido de revitalizar aquele espaço, bastante significativo para todos. Ela elogiou a ideia da programação cultural e disse que no projeto de restauração do edifício-sede da autarquia a biblioteca será uma peça-chave, sendo deslocada para um ponto estratégico, ganhando mais visibilidade e facilidade de acesso. Eryka agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz pela oportunidade de presenciar as melhorias que estão sendo implantadas.
Ao final, Eryka Luna fez o descerramento da placa comemorativa do espaço, que agora se chama Biblioteca “Antônio Gomes Costa”, funcionário do órgão falecido em 13 de julho do ano passado e homenageado através de concurso cultural para dar um nome ao setor. As três filhas do homenageado participaram do evento, entre elas Monica Cristina, que emocionada fez um breve agradecimento a todos, falando do exemplo de vida de seu pai, um orgulho da família, lembrando dos muitos amigos que fez no órgão, onde participava ativamente dos eventos. Depois, foi servido um lanche regional a todos os participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário