terça-feira, 14 de agosto de 2012

Palestra sobre Estatuto do Idoso ajuda a divulgar direitos dos aposentados


Por Tony Sandro

Aposentados do DER participaram, na manhã desta segunda-feira (13), da palestra “Estatuto do Idoso”, proferida por Maurício Vanderley, presidente da Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de Pernambuco – FAAPIPE, promovida pelas ouvidorias da Secretaria de Transportes do Estado e do DER e pelo Clube Rodoviário.
A palestra aconteceu na sede da agremiação, no bairro da Imbiribeira, com a finalidade de ampliar a divulgação dos direitos dos aposentados, através do Estatuto do Idoso e de cartilhas específicas. A programação teve início com um café da manhã e saudações de boas-vindas do presidente do Clube e funcionário do DER, Paulo Barata. Ele agradeceu a presença dos participantes e do palestrante, elogiando a iniciativa na realização deste encontro, sentindo-se feliz também pela oportunidade em rever seus colegas de trabalho aposentados.
Maurício Vanderley começou sua explanação falando de seu trabalho árduo, dedicado e voluntário à frente da FAAPIPE desde 2008, mas disse ser gratificante em poder ajudar a resgatar a cidadania destas categorias, lembrando o início de suas atividades como diretor da Associação dos Aposentados da Celpe, onde foi funcionário por 27 anos e encerrou sua carreira, em 2000. Ele falou da importância das entidades de base e das associações na luta pelos direitos e cumprimento das leis do Estatuto e citou a frase: “Envelhecer não é preocupante, mas ser tratado como velho sim”.
Em seguida, Vanderley apresentou um vídeo específico com noções de como os participantes devem encarar a realidade atual, retratando o que é o idoso? Ele citou dados atualizados da categoria no Brasil, onde hoje 20 milhões são idosos, 10,8% da população brasileira, segundo o IBGE. No vídeo ele abordou muitos assuntos ligados ao tema principal da palestra, entre eles o processo de previdência e direitos dos idosos no Brasil e violência contra o idoso. Ele falou ainda da luta que o idoso enfrenta para manter sua família ao se aposentar, dos preconceitos e discriminações e, da importância em procurar resolver satisfatoriamente suas causas na justiça, acionando as diversas entidades de proteção, a exemplo da Delegacia do Idoso, Defensoria Pública, Ministério Público de Pernambuco, entre outros.
Ao final, Maurício Vanderley agradeceu a oportunidade pelo convite para proferir a palestra, ajudando a todos a conhecer melhor e exigir o cumprimento das leis do Estatuto do Idoso, colocando-se à disposição para mais esclarecimentos sobre o assunto e, em seguida, distribuiu CDs com o conteúdo da palestra, cartilhas com orientações específicas e telefones úteis, além do Estatuto atualizado.
Para mais informações, o endereço da FAAPIPE é: Rua 1º de março, 25, 2º andar, Edifício Banco Auxiliar do Comércio, bairro de Santo Antonio, Recife-PE. Para contatos, ligue: (81) 3224.3397 ou mande mensagem para o e-mail: faapipe@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário