segunda-feira, 15 de abril de 2013

BR-408 duplicada facilita tráfego na rota da Arena da Copa


Por Tony Sandro, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes

Convênio firmado entre os governos Federal e Estadual, através do Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT com a Secretaria de Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem – DER-PE, respectivamente, transforma o sonho de uma grande obra – a duplicação e restauração da BR-408 – em realidade. Proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, facilitando os acessos às comunidades próximas à rodovia e ao novo palco do nosso futebol: a Arena Pernambuco, que sediará em junho próximo partidas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.

As obras de duplicação, restauração e requalificação da BR-408, no Lote 2, realizadas pelo Consórcio Via Torc, foram concluídas no trecho de 19,7 Km, já liberado ao tráfego. Recentemente, os funcionários da empresa contratada finalizaram os últimos ajustes no ajardinamento do entorno do giradouro situado sob os elevados localizados ao lado da via de acesso à Arena Pernambuco.

Neste primeiro trecho da obra, que vai do entroncamento com a rodovia PE-05, onde funcionava a fábrica da Bicopeba, em São Lourenço da Mata, até o Km 105,8, no entroncamento com a BR-232, no bairro do Curado, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, com custo estimado em R$ 143,5 milhões, sendo 90% dos recursos do Governo Federal e 10% provenientes do Tesouro Estadual, parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I). Foram investidos ainda cerca de R$ 24,5 milhões na construção de dois viadutos no trecho do Lote 2, ao lado do acesso à Arena PE.

A BR-408, no trecho beneficiado pelo convênio, tem um fluxo médio de 11 mil veículos por dia e foi divido em dois lotes, resultando em três contratos assinados com o Consórcio Via Torc. Os serviços integrantes do lote 2 incluem a restauração da pista existente, terraplenagem, implantação e pavimentação de mais uma via com duas faixas de rolamento, vias laterais de acesso, alças para retorno, obras d’artes especiais, acostamentos, drenagem, paisagismo, sinalização, construção de duas pontes sobre os rios Goitá, e Tapacurá, construção de três pontilhões e, de seis viadutos, sendo um no acesso ao bairro do Curado IV, um no acesso ao Terminal Integrado de Passageiros –TIP, no mesmo bairro de Jaboatão dos Guararapes, e o terceiro ao lado da Arena PE, no município de São Lourenço  da Mata.

As intervenções realizadas nas obras do lote 2 da BR-408, além de facilitar o acesso à Arena PE acabam com os congestionamentos e reduz a possibilidade de acidentes nos cruzamentos com as vias que levam às comunidades do Curado IV, de Matriz da Luz, Muribara, Tiúma, Camaragibe e São Lourenço da Mata, e de acesso ao TIP.

LOTE 1 - Estão em ritmo acelerado os trabalhos das obras de duplicação e restauração do outro trecho da BR-408 refente ao lote 1, que vai do perímetro urbano da cidade de Carpina, no Km 63,9, ao entroncamento com a rodovia PE-05, em São Lourenço da Mata, onde ficava a fábrica da Bicopeba, no Km 86, numa extensão de 22,1 quilômetros, onde estão sendo investidos cerca de R$ 183,3 milhões. Esta etapa da obra está prevista para ser concluída e liberada no final de março de 2014, antecipando em cinco meses a data programada anteriormente, e prevê a construção de 22 viadutos, uma ponte sobre o Rio Capibaribe e demais serviços semelhantes aos executados no lote concluído e liberado ao tráfego.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, a duplicação da rodovia BR-408 tem uma grande importância para Pernambuco, agilizando a logística das grandes empresas da região, com destaque para o polo calçadista, além de contribuir para o crescimento da produção agropecuária, industrial, comercial e de prestação de serviços. “A obra facilita o acesso à Arena PE, contribuindo para que Pernambuco se consolide como rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, incrementando o turismo do nosso Estado, gerando mais renda e empregos diretos e indiretos”, opina.

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