segunda-feira, 8 de abril de 2013

Implementação e pavimentação da Estrada da Mumbeca faz surgir "Nova Aldeia"

Por Thamyris Alves, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes 

Desde julho de 2012, quando a Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) concluiu a obra de implementação e pavimentação da PE-16, mais conhecida como Estrada da Mumbeca, moradores e comerciantes que têm propriedade ao longo dos 13 km da rodovia passaram a chamar a área de “Nova Aldeia”. A estrada faz ligação da BR-101 Norte com a PE-27, nas imediações de Bola na Rede, na divida entre Recife e Camaragibe. O investimento foi de R$ 6 milhões.


Um dos que comemoram a mobilidade trazida pela obra é o vendedor autônomo Edson Francisco de 33 anos. A cada 15 dias ele se desloca até o município de Glória do Goitá, na Mata Norte, para visitar parentes e comprar as mercadorias que revende em seu pequeno comércio. Quando a estrada era em leito natural ele fazia o percurso, seguindo pela Avenida Caxangá e depois a BR-408, em uma hora e meia. Agora, ele faz o mesmo trajeto em apenas 45 minutos.




Satisfeitos também estão os trabalhadores da fábrica Brasil Kirin (antiga Schincariol), pois os motoristas sofriam com os frequentes tombamentos de carga que ocorriam devido aos buracos da estrada. Segundo o diretor de logística da fábrica, Henrique Costa, não houve mais registro de acidentes.

Para sair da localidade, os moradores não precisam mais utilizar a Avenida Caxangá. Na comunidade do Pim, por exemplo, muita gente acessa as praias do Litoral Norte, pois o percurso agora dura apenas 25 minutos.


Segundo o casal Paulo Roberto e Mélrica, também houve melhoria na segurança. Antes, principalmente em dias de chuva, era comum os carros trafegarem com lentidão, devido a existência de grandes buracos e poças de lama que se formavam, o que facilitava a investida de marginais.
Houve também aquecimento do mercado imobiliário da região, rodeada de Mata Atlântica. Ao longo da rodovia percebe-se o surgimento de mais condomínios, clubes de campo, fábricas de madeira, fontes de água mineral, casas de eventos e de lotes de cultivos agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário