quinta-feira, 25 de abril de 2013

Restauração da PE-49 torna mais segura e rápida viagem a Carne de Vaca e Pontas de Pedra

Por Tony Sandro (texto e fotos)

A Secretaria de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou o sistema Pare-Siga para controlar o tráfego de veículos na rodovia PE-49, que está sendo totalmente restaurada no trecho que vai do entroncamento com a BR-101 até Pontas de Pedra, incluindo o acesso à Praia de Carne de Vaca, no Litoral Norte Pernambucano. A obra no trecho com 27 km de extensão tem custo estimado em R$ 16 milhões.
O controle do tráfego através da operação Pare-Siga está sendo feito com intervalos de 10 minutos em cada sentido, utilizando uma faixa da pista, próximo à comunidade Carrapicho e perto do acesso à Tejucupapo. São duas turmas trabalhando 24 horas em cada ponto onde está sendo realizado o recapeamento asfáltico, que teve início em Pontas de Pedra e segue em direção à BR-101.

De acordo com o diretor de Obras e Construções do DER, José Carlos Antunes, os trabalhos estão sendo agilizados e o prazo de conclusão da obra será antecipado. “Mas tudo dependerá do período chuvoso deste ano”, frisou. Serão realizados também serviços de obras d’artes especiais, acostamentos, instalação de dispositivos de drenagem e de segurança, além da implantação de nova sinalização, com a colocação de novas placas de trânsito e pintura do asfalto.
A restauração da PE-49 atende a reivindicação da população de Pontas de Pedras e das comunidades próximas, beneficiando também veranistas das praias vizinhas de Catuama e Carne de Vaca. O desgaste do pavimento da via atingiu seu tempo de vida útil, o que levou o Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes a inserir a PE-49 no Plano de Infraestrutura Rodoviária de Pernambuco “Caminhos da Integração”. “A obra vai trazer mais segurança para motoristas, pedestres e facilitar o escoamento da produção das fábricas de cimento e ração animal e da cana-de-açucar”, destacou o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento.

Moradores, comerciantes e motoristas já estão sentindo as melhorias na via após o início dos serviços, a exemplo de Valdilon Lemos, dono da lanchonete que fica na rua do Farol, no terminal de ônibus da linha Recife-Pontas de Pedra. Há oito anos, ele percorre a PE-49 semanalmente quando vai comprar seus produtos na cidade de Goiana. “Moro aqui em Pontas de Pedra há 40 anos e, desde a construção desta rodovia, nunca presenciei uma grande intervenção como esta obra de restauração”, comemorou.
O motorista da empresa Rodotur, que trabalha na linha Recife-Pontas de Pedra, destaca que a conclusão da obra dará mais segurança para dirigir na PE-49, pois segundo ele, “cada viagem deverá ter o tempo reduzido em 15 minutos, e a nova sinalização vai orientar melhor no trajeto desta via”.

Para Emanuel Correia, que também é motorista e proprietário de uma Kombi de transporte alternativo de passageiros, com autorização da prefeitura local, a restauração da PE-49 chega num bom momento. Há oito anos ele transporta passageiros entre Pontas de Pedra e Goiana. “Antes, ficava preocupado com a segurança nesta via e meu carro constantemente quebrava molas, suspensão, pneus e peças. Desde quando a obra começou, tenho dirigido mais tranquilo, inclusive nestes últimos dias chuvosos”, ressaltou. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Isaltino destaca investimento de R$ 200 milhões na melhoria de estradas no Agreste Setentrional

Da Gerência de Comunicação da Secretaria de Transportes
Fotos: Paulo Amâncio/DER

Mais de R$ 200 milhões de reais estão sendo investidos na melhoria das estradas no Agreste Setentrional. A informação foi dada pelo secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, durante evento realizado pelo governador em Surubim, na última quinta-feira (18/04), no qual inaugurou a restauração dos 56 km da PE-90, no trecho que vai de Umari (Bom Jardim) a Toritama.

O montante se refere à soma dos investimentos que estão sendo realizados pela Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do Programa de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração, lançado em setembro de 2011. O programa visa construir e restaurar mais de 2 mil quilômetros de rodovias do Estado até 2014.

Segundo Isaltino, no Agreste Setentrional, além da recuperação deste trecho PE-90, na qual foram investidos R$ 26 milhões, já foi concluída a implantação e pavimentação da PE-102, no trecho Casinhas/ Divisa PB, com extensão de 6 km. O investimento na obra foi de R$ 8.222.742,15.

O secretário de Transportes destacou que está em curso a implantação e pavimentação da PE-88, com extensão de 11 km, no trecho Salgadinho-João Alfredo. O valor do investimento é de R$ 9.996.093,66 e a previsão de entrega é em maio próximo.

Além disso, Isaltino disse que no início deste mês de abril foram dadas ordens de serviço para iniciar em, no máximo, um mês a restauração de 27 quilômetros da rodovia PE-88, no trecho João Alfredo até Umburetama (divisa com a Paraíba), com investimento de R$ 13.915.533,15, e a restauração da PE-89, com extensão de 57,10 km, no trecho entroncamento da PE-90, em Limoeiro, até o entroncamento com a BR-408, em Timbaúba. O investimento nesta obra é de R$ 24.978.592.

O secretário informou também que no segundo semestre deve ser iniciada a implantação da PE-86, com extensão de 15,45 km, no trecho Orobó-Machados, cujo investimento é de R$ 12.530.217,53.

Somado a estes investimentos estão os aplicados na duplicação da BR-408, que beneficia toda região, cujo investimento no Lote 1, é de R$ 183,3 milhões. A obra neste trecho vai do perímetro urbano da cidade de Carpina, no Km 63,9, ao entroncamento com a rodovia PE-05, em São Lourenço da Mata, onde ficava a fábrica da Bicopeba, no Km 86, numa extensão de 22,1 quilômetros, e está em ritmo acelerado.

“Assim, a Secretaria de Transportes está cumprindo o compromisso do plano Caminhos da Integração de reestruturar construir mais de 2 mil quilômetros de estradas”, destacou Isaltino, lembrando que a pasta tem obras espalhadas por todo Estado.

Isaltino lembrou ainda que a restauração da PE-90 é uma obra com simbolimo muito forte para região, pois faz a interligação da mesma com o Recife e com o Polo de Confecções do Agreste, sendo de vital importância para o desenvolvimento econômico.

O governador Eduardo Campos ressaltou que realmente a obra da PE-90 é uma das ações estruturantes para região, por facilitar o escoamento da produção, dando impulso à economia local. “É assim que temos agido em todo Estado, pavimentando caminhos para que as pessoas possam se deslocar com segurança, bem como para que as empresas tenham condições de escoar suas produções”, complementou.

Em Surubim, Eduardo entrega obras e anuncia novos investimentos

Da Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco
Foto: Paulo Amâncio/DER
 
O governador Eduardo Campos esteve em Surubim na tarde da última quinta-feira (18), onde inaugurou a recuperação de 56 quilômetros da PE-90, trecho que liga Umari, um distrito de Bom Jardim, a Toritama. “Esse trecho recuperado aproxima Surubim do polo de confecção e garante o desenvolvimento econômico da região”, avaliou o governador. Para viabilizar essa obra, o Governo investiu mais de R$ 26 milhões.
 
Ainda em Surubim, o governador visitou o canteiro de obras do Ciretran, cuja entrega está prevista para dezembro deste ano. Além do município, a unidade vai dar suporte a Santa Maria do Cambugá, Frei Miguelinho, Vertente do Lério e Casinhas. De acordo com a presidente do Detran, Fátima Bezerra, o novo prédio terá capacidade de atender 400 pessoas por dia, com serviços que vão desde a exames a vistorias eletrônicas de veículos.

Eduardo destacou o sistema de aproveitamento de água do empreendimento. “Esse prédio será construído dentro dos padrões exigidos pelo governo, preservando a água, um recurso escasso na região”, disse o governador. “Com esse conjunto de ações, estamos preparando a região para um futuro mais equilibrado”, completou Eduardo.
 
O governador aproveitou a visita para conhecer um dos empreendimentos mais antigos do Estado: a fábrica da Pan Cristal, que em 2016 completará 100 anos de operação. Para a ampliação, a fábrica, que gera cerca de 270 empregos diretos e 1.500 indiretos, recebeu R$ 10 milhões, recursos do Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe) e do Banco do Nordeste. “Essa é mais uma empresa que acredita no talento do pernambucano e aposta no desenvolvimento do interior”, declarou o governador, que também visitou o polo de distribuição de cana-de-açúcar.
 
INVESTIMENTOS -  Eduardo autorizou a perfuração e a instalação de 15 poços, que vão beneficiar cerca de 600 famílias rurais nos municípios de Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Feira Nova, Limoeiro, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Passira, Taquaritinga do Norte, Vertente do Lério e Vertentes. Para essa ação, o investimento é de R$ 366 mil.
 
Outros R$ 15 milhões serão disponibilizados para a construção de 1.450 cisternas calçadão, com capacidade para armazenar mais de 52 mil litros. Com as cisternas, serão beneficiados Taquaritinga do Norte, Cumaru, Passira, Salgadinho, Surubim, Bom Jardim, Orobó e Vertente do Lério. Outras 2.915 famílias vão ser beneficiadas com cisternas de placas, com capacidade para 16 mil litros d’água. Já para esta ação o investimento foi de R$ 6 milhões.
 
Eduardo ainda anunciou que o programa Água para Todos vai proporcionar mais 133 sistemas de abastecimento domiciliar e 76 barragens de parede, com um investimento de R$ 6 milhões. Também por meio de parcerias entre o Estado e o município, serão instalados 285 poços artesianos, no valor de R$ 48 milhões.
 
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, disse que o Governo Federal, por meio da pasta, está determinado a aprofundar as parcerias feitas em Pernambuco. “Já são R$ 268 milhões investidos em obras que vão proporcionar uma estrutura para democratização do acesso à água”, comentou o ministro.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Governador inaugura restauração da PE-90, no trecho Umari Toritama


A restauração dos 56 quilômetros do trecho da PE-90, que vai do distrito de Umari (Bom Jardim) a Toritama, no Agreste, foi concluída pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, e será inaugurada nesta quinta-feira (18/04) pelo governador Eduardo Campos. Participam da solenidade, marcada para às 15h30, em Surubim, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e o presidente do DER, Carlos Júnior.

Iniciada em março de 2012, a obra recebeu investimentos no valor de R$ 26.502.816,31, tendo sido executada pela empresa Novatec, contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Além da revitalização total do pavimento asfáltico, foi refeito o sistema de drenagem e realizada a reposição da sinalização vertical e horizontal.

A PE-90 é de extrema importância para região por fazer a interligação econômica entre a Mata Norte e o Agreste Setentrional, especialmente facilitando o trânsito de mercadorias e pessoas ao Polo de Confecções.

Com a revitalização da PE-90, o Governo de Pernambuco atende reivindicação da população da região feita no Seminário Todos por Pernambuco, em 2011, para melhorar a trafegabilidade neste trecho da rodovia, cuja degradação se devia ao tempo de vida útil, que é de quase 30 anos.

Outro trecho da estrada já havia sido restaurado – de Umari a Limoeiro, com 30 km de extensão e investimento de R$ 23,1 milhões, inaugurado em 2012. A Essa obra também atendeu a pleito da ausculta popular do Todos por Pernambuco, edição de 2007.

AÇÕES – O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Transportes, está investindo na melhoria da mobilidade em todo o Estado através do Plano de Infraestrutura Rodoviária Caminhos da Integração. Na região do Agreste Setentrional outras ações da pasta estão concorrendo para este objetivo.

Já foi concluída a implantação e pavimentação da PE-102, no trecho Casinhas/ Divisa PB, com extensão de 6 km. O investimento na obra foi de R$ 8.222.742,15.

Está em execução no momento a implantação e pavimentação da PE-88, com extensão de 11 km, no trecho Salgadinho-João Alfredo. O valor do investimento é de R$ 9.996.093,66 e a previsão de entrega é em maio próximo.

Além disso, no início de abril foram dadas ordens de serviço para iniciar em, no máximo, um mês a restauração de 27 quilômetros da rodovia PE-88, no trecho João Alfredo até Umburetama (divisa com a Paraíba), com investimento de R$ 13.915.533,15, e a restauração da PE-89, com extensão de 57,10 km, no trecho entroncamento da PE-90, em Limoeiro, até o entroncamento com a BR-408, em Timbaúba. O investimento nesta obra é de R$ 24.978.592.

E no segundo semestre deve ser iniciada a implantação da PE-86, com extensão de 15,45 km, no trecho Orobó-Machados, cujo investimento é de R$ 12.530.217,53.

Presidente do DER vistoria andamento das obras no Sertão




Por Éricka Melo
Fotos: Paulo Amâncio

O diretor presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Júnior, vistoriou nesta semana obras em andamento na região do Sertão pernambucano. Na rota realizada na segunda e terça-feira (15 e 16/04) foram fiscalizadas as seguintes obras: implantações e pavimentações das rodovias PE-635 (Dormentes-Lagoas), PE-418 (Serra Talhada-SantaRita), da via perimetral de acesso à Rancharia (Araripina) e da via perimetral de acesso à cidade e ao aeroporto de Araripina e as restaurações das PEs 320 (Serra Talhada-São José do Egito) e 390 (Serra Talhada-Floresta).

“Estas obras vão atender àqueles que vivem ao longo das rodovias, encurtando distâncias com agilidade e segurança, facilitando a comunicação, além de ajudar no desenvolvimento econômico da região. Visando em primeiro lugar a melhoria da qualidade de vida da população, enfatizou Carlos Júnior.

A implantação e pavimentação da PE-635 compreende o trecho que liga Dormentes ao distrito de Lagoas, com extensão de 45km e investimento de R$ 20.812.623,98. Além do asfaltamento, inclui a construção de três pontes, uma grande barragem, chamada de “barragem da prensa”, e de 15 pequenos aterros barragens. A previsão de conclusão dos serviços é em julho.

Os aterros foram feitos a partir do km 8 da rodovia com objetivo de reter a água da chuva para consumo da população. Os principais beneficiados com a obra são os moradores dos povoados de Vila Nova, Lagoa de Fora e Lagoas. “Com essa obra nossas vidas vão melhorar em vários aspectos, porque vamos poder transportar nossa produção com rapidez e segurança. Além disso, a construção da barragem da prensa vai poderemos acumular água que servirá muito nos períodos de seca” falou, com entusiasmo, a criadora de caprinos do povoado de Vila Nova, Josefa Rodrigues.

A obra também facilita a integração entre os produtores que vivem nas divisas de Pernambuco, Piauí e Ceará,  facilitando a comercialização de caprinos, hoje estimada em 5 mil por semana.

FINALIZAÇÃO - Estão em fase de finalização a restauração da PE-320, que vai de São José do Egito a Serra Talhada, e a restauração da PE-390, que liga Serra Talhada a Floresta. 

Considerada a “espinha dorsal” das estradas sertanejas, a PE-320 tem 130km de extensão. No momento, está em conclusão a implantação da sinalização vertical e horizontal, além do sistema de drenagem no trecho entre as cidades de Carnaíba a São José do Egito. A obra recebeu investimentos de R$ 52,1 milhões e deverá ser inaugurada no próximo mês, facilitando o escoamento da produção agropecuária da região, a locomoção dos comerciantes que vendem seus produtos nas feiras livres das grandes cidades do Pajeú, além de ser rota bastante utilizada pelos que seguem com destino a Paraíba e ao Ceará.

A PE-390 é outra via de extrema importância para a população dos sertões do Pajeú, Itaparica e Moxotó. Está em fase de finalização a restauração dos 84km de extensão, que recebeu investimento de R$18,3 milhões e tem previsão de ser concluída em junho próximo.
 
A implantação e pavimentação da PE-418, no trecho que liga Serra Talhada a Santa Rita, tem extensão de 24,7 km e investimento de R$ 30 milhões e está com 90% dos serviços já realizados. A rodovia é utilizada essencialmente para transporte de animais, transporte escolar rural, escoamento da produção agrícola, principalmente do feijão e milho, além de encurtar em cerca de 200 km a distância até a divisa com o Ceará, seguindo por Conceição do Piancó, na Paraíba. Essa rodovia será concluída no próximo mês.
 
A implantação da via perimetral de Araripina e do acesso ao aeroporto também está em ritmo acelerado. Com extensão de 8,5km, contará com ciclovia em todo trecho. A previsão de conclusão é junho.
 
Já a implantação da via perimetral de Rancharia, com 9km de extensão, está em fase de conclusão, faltando apenas serviços em 1,5 km do trecho.




quarta-feira, 17 de abril de 2013

Secretaria de Transportes libera tráfego na BR-101 Sul

Por Thamyris Alves, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes
Fotos: Renato Vieira/DER
 
Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou o tráfego no trecho de 4 km da BR-101 Sul, no trecho que vai da rotatória do Hospital Metropolitano Dom Helder até o entroncamento com viaduto da PE-60, onde estavam sendo realizados serviços de troca de placas de pavimento rígido (concreto).
A liberação aconteceu noite da segunda-feira (15), quando foi feita a retirada dos equipamentos que sinalizavam a obra e feita a limpeza do pavimento. Na manhã desta terça-feira (16), o tráfego na área, que é de 45 mil veículos/dia, fluía normalmente.
Os caminhoneiros Paulo Nunes de Oliveira e Sidcley Alves comemoraram a liberação do trecho. “Com a restauração pronta, deveremos economizar cerca de 30 minutos no percurso”, afirmaram.
Trabalhando há cerca de dois anos em uma oficina nas margens da BR-101 Sul, o borracheiro Jefferson Douglas acredita que a reforma contribuirá para evitar acidentes. Ele observou também que os motoristas de ônibus já estão utilizando as paradas do local. “Antes da liberação, os condutores se recusavam a passar por determinados trechos, queimando as paradas existentes”, completou.

O frentista Severino Manoel, que trabalha num posto de gasolina, notou que na manhã de hoje a facilidade com que os motoristas estão trafegando na área. E destacou que os veranistas que se dirigem até as praias do Litoral Sul também serão beneficiados, visto que poderão chegar ao seu destino com maior rapidez e segurança.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

BR-408 duplicada facilita tráfego na rota da Arena da Copa


Por Tony Sandro, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes

Convênio firmado entre os governos Federal e Estadual, através do Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT com a Secretaria de Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem – DER-PE, respectivamente, transforma o sonho de uma grande obra – a duplicação e restauração da BR-408 – em realidade. Proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, facilitando os acessos às comunidades próximas à rodovia e ao novo palco do nosso futebol: a Arena Pernambuco, que sediará em junho próximo partidas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014.

As obras de duplicação, restauração e requalificação da BR-408, no Lote 2, realizadas pelo Consórcio Via Torc, foram concluídas no trecho de 19,7 Km, já liberado ao tráfego. Recentemente, os funcionários da empresa contratada finalizaram os últimos ajustes no ajardinamento do entorno do giradouro situado sob os elevados localizados ao lado da via de acesso à Arena Pernambuco.

Neste primeiro trecho da obra, que vai do entroncamento com a rodovia PE-05, onde funcionava a fábrica da Bicopeba, em São Lourenço da Mata, até o Km 105,8, no entroncamento com a BR-232, no bairro do Curado, Zona Oeste da Região Metropolitana do Recife, com custo estimado em R$ 143,5 milhões, sendo 90% dos recursos do Governo Federal e 10% provenientes do Tesouro Estadual, parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I). Foram investidos ainda cerca de R$ 24,5 milhões na construção de dois viadutos no trecho do Lote 2, ao lado do acesso à Arena PE.

A BR-408, no trecho beneficiado pelo convênio, tem um fluxo médio de 11 mil veículos por dia e foi divido em dois lotes, resultando em três contratos assinados com o Consórcio Via Torc. Os serviços integrantes do lote 2 incluem a restauração da pista existente, terraplenagem, implantação e pavimentação de mais uma via com duas faixas de rolamento, vias laterais de acesso, alças para retorno, obras d’artes especiais, acostamentos, drenagem, paisagismo, sinalização, construção de duas pontes sobre os rios Goitá, e Tapacurá, construção de três pontilhões e, de seis viadutos, sendo um no acesso ao bairro do Curado IV, um no acesso ao Terminal Integrado de Passageiros –TIP, no mesmo bairro de Jaboatão dos Guararapes, e o terceiro ao lado da Arena PE, no município de São Lourenço  da Mata.

As intervenções realizadas nas obras do lote 2 da BR-408, além de facilitar o acesso à Arena PE acabam com os congestionamentos e reduz a possibilidade de acidentes nos cruzamentos com as vias que levam às comunidades do Curado IV, de Matriz da Luz, Muribara, Tiúma, Camaragibe e São Lourenço da Mata, e de acesso ao TIP.

LOTE 1 - Estão em ritmo acelerado os trabalhos das obras de duplicação e restauração do outro trecho da BR-408 refente ao lote 1, que vai do perímetro urbano da cidade de Carpina, no Km 63,9, ao entroncamento com a rodovia PE-05, em São Lourenço da Mata, onde ficava a fábrica da Bicopeba, no Km 86, numa extensão de 22,1 quilômetros, onde estão sendo investidos cerca de R$ 183,3 milhões. Esta etapa da obra está prevista para ser concluída e liberada no final de março de 2014, antecipando em cinco meses a data programada anteriormente, e prevê a construção de 22 viadutos, uma ponte sobre o Rio Capibaribe e demais serviços semelhantes aos executados no lote concluído e liberado ao tráfego.

Segundo o secretário estadual de Transportes, Isaltino Nascimento, a duplicação da rodovia BR-408 tem uma grande importância para Pernambuco, agilizando a logística das grandes empresas da região, com destaque para o polo calçadista, além de contribuir para o crescimento da produção agropecuária, industrial, comercial e de prestação de serviços. “A obra facilita o acesso à Arena PE, contribuindo para que Pernambuco se consolide como rota dos grandes eventos nacionais e internacionais, incrementando o turismo do nosso Estado, gerando mais renda e empregos diretos e indiretos”, opina.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Implementação e pavimentação da Estrada da Mumbeca faz surgir "Nova Aldeia"

Por Thamyris Alves, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes 

Desde julho de 2012, quando a Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) concluiu a obra de implementação e pavimentação da PE-16, mais conhecida como Estrada da Mumbeca, moradores e comerciantes que têm propriedade ao longo dos 13 km da rodovia passaram a chamar a área de “Nova Aldeia”. A estrada faz ligação da BR-101 Norte com a PE-27, nas imediações de Bola na Rede, na divida entre Recife e Camaragibe. O investimento foi de R$ 6 milhões.


Um dos que comemoram a mobilidade trazida pela obra é o vendedor autônomo Edson Francisco de 33 anos. A cada 15 dias ele se desloca até o município de Glória do Goitá, na Mata Norte, para visitar parentes e comprar as mercadorias que revende em seu pequeno comércio. Quando a estrada era em leito natural ele fazia o percurso, seguindo pela Avenida Caxangá e depois a BR-408, em uma hora e meia. Agora, ele faz o mesmo trajeto em apenas 45 minutos.




Satisfeitos também estão os trabalhadores da fábrica Brasil Kirin (antiga Schincariol), pois os motoristas sofriam com os frequentes tombamentos de carga que ocorriam devido aos buracos da estrada. Segundo o diretor de logística da fábrica, Henrique Costa, não houve mais registro de acidentes.

Para sair da localidade, os moradores não precisam mais utilizar a Avenida Caxangá. Na comunidade do Pim, por exemplo, muita gente acessa as praias do Litoral Norte, pois o percurso agora dura apenas 25 minutos.


Segundo o casal Paulo Roberto e Mélrica, também houve melhoria na segurança. Antes, principalmente em dias de chuva, era comum os carros trafegarem com lentidão, devido a existência de grandes buracos e poças de lama que se formavam, o que facilitava a investida de marginais.
Houve também aquecimento do mercado imobiliário da região, rodeada de Mata Atlântica. Ao longo da rodovia percebe-se o surgimento de mais condomínios, clubes de campo, fábricas de madeira, fontes de água mineral, casas de eventos e de lotes de cultivos agrícolas.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Secretaria de Transporte libera ordens de serviço para restauração de rodovias no Sertão, Agreste e RMR

Da Gerência de Comunicação da Secretaria de Transportes

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Transportes, libera, nesta quarta-feira, 3 de abril, as ordens de serviço (OS) para obras de restauração de duas importantes rodovias sertanejas. Uma delas é para a recuperação a PE-360, no trecho de 100,5 km que vai de Ibimirim a Floresta, e a outra para a PE-280, no trecho que vai do entroncamento da PE-265, em Sertânia, ao entroncamento com a BR-232, em Custódia. O investimento na execução destas obras é de R$ 37.826.746,08 e R$13.977.737,57, respectivamente.

Nesta terça-feira, 2 de abril, foram assinadas as ordens de serviço para execução da recuperação das PEs 88 e 89, no Agreste, e PE-28, no Cabo de Santo Agostinho. As obras integram o plano de infraestrutura rodoviária “Caminhos da Integração”, que prevê investimentos de R$ 500 milhões ao longo de 2013 para ações de implementação, pavimentação, restauração, duplicação e requalificação de estradas em Pernambuco e já vem sendo executado desde 2011.
As ordens de serviço para obras nas rodovias do Sertão serão assinadas pelo secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, em solenidade no município de Floresta. O ato está previsto para às 11h, no BNB Clube.

Agreste - No Agreste, será realizada a restauração de 27 quilômetros da rodovia PE-88, no trecho que vai do município de João Alfredo até Umburetama  (Divisa com a Paraíba), com investimento de R$ 13.915.533,15, e da PE-89, com extensão de 57,10 km e aporte de R$ 24.978.592, beneficiando o trecho que segue do entroncamento da PE-90, em Limoeiro até o entroncamento com a BR-408, em Timbaúba. A liberação destas obras foi anunciada  por Isaltino Nascimento em atos realizados em Macaparana, São Vicente Ferrer e Bom Jardim.
Na Região Metropolitana, será realizada a restauração da rodovia PE-28, com extensão de 2,64 km, no trecho urbano de Gaibú e custo de R$ 4.240.547,22;

Os recursos das obras listadas, que juntos somam investimentos de quase R$ 95 milhões, já estão garantidos para início imediato dos serviços.