terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Equipes do DER-PE realizam cravação de estacas de areia na alça 3 do viaduto da Pan Nordestina

As equipes contratadas pela Secretaria de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão trabalhando na cravação de estacas de areia na alça 3 da via marginal do Viaduto da Pan Nordestina. O trabalho está sendo realizado para estabilizar o subleito da estrada para pavimentação, visto que a área é formada pelo chamado solo mole, que se não for bem compactado, pode ceder depois da aplicação da base e do asfalto. A écnica está sendo aplicada, pois não se poderia executar a terraplenagem no metodo tradicional, com substituição do solo, pois caso houvesse esta remoção, afetaria o aterro da terra armada do viaduto.

Os serviços da alça 4 foram concluídos com maior rapidez porque o tipo de solo era diferente e não foi necessário aplicar esta técnica.

A expectativa é que até a primeira semana de janeiro de 2012 tenha sido concluído o procedimento. Paralelamente será executado o ajardinamento do canteiro central da rotatória e depois serão realizados serviços na parte superior dos elevados, nas juntas de dilatação, e aplicação de nova camada de asfalto.

A previsão é que o trabalho total seja concluído no final de janeiro. A obra dos viadutos da Pan Nordestina tem um custo estimado de R$ 38 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário