sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palestra realizada no DER discute a implantação de estradas parque no país


Por Bia Melo
Fotos: Raul Buarque


O auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) recebeu na manhã da última quinta-feira, 19, a palestra do biólogo Afrânio Soriano, professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), para apresentar sua proposta de definição e classificação tipológica de estradas parque. Segundo o professor, o objetivo desse projeto é possibilitar uma maior compreensão do que são as estradas parque, uma vez que o termo vem sido utilizado de forma equivocada, sem apresentar resultados concretos. Afrânio passou cerca de três anos realizando pesquisas e visitando estradas, parques e correlatos a fim de fazer um levantamento das experiências  no Brasil e nos Estados Unidos.
Durante a palestra, Afrânio falou sobre o conceito de estradas parque, explicando que sua principal característica é a conservação. "Há muitas intenções de estradas parque, mas não há a ação prática e o manejo enquanto unidade de conservação", disse. Segundo ele, já existem modelos e iniciativas para esse tipo de área no país, mas não existe uma gestão específica e a legislação federal não oferece amparo nesses casos, o que resulta numa certa dificuldade em implantar e distinguir essas unidades de conservação. Afrânio apresentou em sua proposta quatro modelos de estrada que trazem como foco a preservação ambiental e que oferecem opções de turismo, lazer e cultura para a população.

O secretário Isaltino Nascimento esteve presente na ocasião e destacou a importância dessa discussão, uma vez que a questão do meio ambiente é uma exigência cada vez mais pertinente na sociedade atual. Também estiveram presentes ao evento Eryka Luna, Presidente do DER, Henrique Lorena, Diretor executivo do DER, Carlos Júnior, secretário executivo de Transportes, servidores do DER, representantes da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria Estadual do Meio Ambiente,  CPRH, Coordenação da Estação Ecológica de Caetés e da Secretaria de Transportes (Setra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário