quarta-feira, 16 de novembro de 2011

José Afonso Pereira Vitório destaca importância de conservação de pontes

Foto: Raul Buarque
Por Pollyanne Brito

Dentro da programação de aniversário dos 65 anos do DER, foi realizada nesta quarta-feira (16) a palestra "“Deficiências na conservação e gestão de pontes rodoviárias brasileiras”, ministrada pelo engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), José Afonso Pereira Vitório, que também é professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e especialista em projetos de pontes e viadutos. A palestra aconteceu no auditório Oswaldo Maurício de Abreu, localizado na sede do DER, em Santo Amaro.

A mediação da mesa ficou a cargo do diretor de Operações e Construção do DER, José Carlos Antunes, que falou da satisfação em participar e conduzir a palestra de José Afonso, especialista no tema tratado. José Afonso fez referências ao livro “Pontos Rodoviários – Fundamentos, conservação e gestão”, de sua autoria. “Hoje cerca de 50% das estradas e pontes no Brasil apresentam deficiências, por isso vou mostrar os fatores que são mais agravantes nas pontes existentes em todo o mundo”, destacou. O engenheiro explicou que a má conservação acarreta sérios problemas na estrutura e aumenta os riscos de acidentes.

A palestra foi dividida em três partes. Na primeira, José Afonso mostrou idéias e características das posntes em Pernambuco, no Brasil e no mundo. A ponte Maurício de Nassau foi um dos exemplos apontados pelo engenheiro por ser a mais antiga do Recife - e a primeira onde foi cobrado pedágio da cidade -, demonstrando a importância que teve na época em que foi inaugurada (1643). Depois frisou como a conservação deve ser feita, exibindo fotos sobre as deficiências mais comuns e as soluções para sanar as mesmas. Por fim, destacou a importância da preservação e conservação das pontes, o que garante sua usabilidade e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário